Ah! Como é bom viver…
Olhar…
Cheirar…
Tocar…
Sentir…
Simplesmente viver!
E sempre aprender.
Com a natureza…
Com a tecnologia…
Com a ciência…
com o esporte…
com arte, com música,
Com experiência e paciência,
amor e dedicação,
para ir sempre além!
O Esperanto é uma língua criada para universalizar os povos. Não há diferença de cor, raça, credo e nem preconceitos. É baseada na solidariedade e entendimento. Transpõe barreiras e fronteiras.
Assim também é nosso Colégio, que acredita que aprender é viver e viver é sentir.
E esta tarefa só é possível quando superamos nossas limitações, damos asas à imaginação e nos despimos de preconceitos.
Por uma educação sem fronteiras!
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O colégio tem por fim promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, através de sua cultura empreendedora, complementando a ação da família e da comunidade.
O colégio tem por objetivo o desenvolvimento das seguintes habilidades:
a- Levar o educando a sua descoberta e realização humana;
b- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades de percepção das suas limitações;
c- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;
d- Prepará-lo para uma profunda integração social e comunitária no seu todo, através do trabalho e de uma consciência crítica e histórica;
e- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
f- Utilizar a linguagem oral para expressar seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades;
g- Usar diferentes linguagens para expressar suas idéias, sentimentos, compreender e ser compreendido, enriquecendo sua capacidade de expressão;
h- Saber situar-se no universo letrado, demonstrando interesse e empenho na construção do conhecimento;
i- Representar e evocar aspectos diversos da realidade vividos, conhecidos ou imaginados através da brincadeira e demais formas de expressão;
j- Habilitá-lo para a construção de um mundo cada vez mais humano e justo pelo exercício livre e responsável de sua cidadania.
Organização dos componentes curriculares e disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio conforme Deliberação CEE nº 77/08:
I) Língua Portuguesa: Serão trabalhadas em três frentes diferentes (I-Gramática, II Literatura e III-Redação) com professores diferenciados. Na frente “III” (Redação) a proposta é de acordo com vestibular e Enem.
Essas disciplinas são também exploradas durante o ano em olimpíadas internas e externas.
II) Matemática: É dividida em três frentes: I-Matemática, II-Complementos de Matemática e III-Geometria com professores diferenciados e materiais de acordo com a matéria.
Essas disciplinas são também exploradas durante o ano em olimpíadas internas e externas.
III) Conhecimento do mundo físico e natural (Ciências Naturais, Biologia, Química, Física, Educação Ambiental, Desenvolvimento humano), divididas em três frentes: (I-Química, II-Física e III-Biologia) com professores diferenciados e aulas em laboratório.
IV) Conhecimento da realidade social, especialmente a do Brasil (Sociologia, Filosofia, Cidadania – direitos e deveres). Os planejamentos dessas matérias são feitos de acordo com a atualidade mundial, com foco maior no Brasil.
Acontecimentos gerais com discussões e debates.
V) Arte (Música, Artes Cênicas, Dança). Música é para todos do Fundamental I, é desenvolvido o projeto com a flauta e coral na grade curricular. Já para o Fundamental II e Médio é trabalhado fora do horário de aula, com a proposta em Banda e Fanfarra, onde os alunos participam de eventos determinados em calendário interno das nossas festividades. Dança é desenvolvida em horário fora da grade curricular, e é uma atividade opcional.
VI) Educação Física: De acordo com o planejamento pedagógico são desenvolvidas atividades de recreação, condicionamento físico e atividades esportivas e dança.
Temos em calendário interno nossos jogos cooperativos que acontecem uma vez no ano desde o Fundamental I.
Os professores dessa matéria também desenvolvem danças, como em festa junina e festa de final de ano.
VII) História (História do Brasil, História da África e dos Africanos, História de várias culturas e etnias, Cultura Indígena, Cultura Europeia).
VIII) Estatuto da Criança e do Adolescente: Esse tema é trabalhado através das aulas de Filosofia e Atualidades. De acordo com o estatuto também elaboramos nossas normas e condutas.
IX) Estatuto do Idoso: Esse tema é trabalhado através das aulas de Filosofia e Atualidades. De acordo com o estatuto também elaboramos nossas normas de conduta.
Todos os componentes curriculares estão descritos na Proposta Pedagógica do Colégio Esperanto, como deverão ser desenvolvidos, duração e sistema de avaliação.