(Possibilidade de período Integral 12h)
É o momento em que cada criança vivencia uma das mais intensas fases de seu desenvolvimento.
Com esse fundamento, o Colégio Esperanto disponibiliza um espaço estimulante, afetivo, seguro e educativo, além de contar com uma equipe pedagógica preparada e humanizada, propiciando base sólida para esse momento de descobertas e de crescimento, utilizando o Sistema Etapa de Ensino.
Quanto maior a base de ensino de uma criança, mais preparada ela estará para os próximos desafios.
O Sistema Etapa trabalha de forma descontraída as competências essenciais para essa fase da vida. Os conteúdos são aplicados em forma de aspiral crescente, método de ensino de eficiência comprovada por neurocientistas. Nelas, a inserção de recursos digitais como QR codes, permitem o acesso a vídeos e animações.
Buscamos conteúdos significativos para a criança e contextualizamos aqueles que ela desconhece, portanto, nosso trabalho na Educação Infantil tem como objetivos:
• Conduzir a criança a se organizar, criticar e concluir, opinando oral ou graficamente.
• Estimular sua criatividade e apresentar manifestações culturais variadas, respeitando a diversidade.
• Capacitá-la a adquirir hábitos e atitudes que garantam uma vida saudável, percebendo a importância do ambiente que a cerca, bem como sua preservação.
• Favorecer sua auto-estima e, consequentemente, sua gradativa independência.
• Adaptá-la às mudanças do meio social em que vive, desenvolvendo sua capacidade de interagir, acompanhar e até modificá-las.
Para isto, o espaço da Educação Infantil foi estruturado nas dimensões físicas ideais para crianças de 24 meses a cinco anos e planejado exatamente para que as atividades sejam desenvolvidas em ambientes integrados porém distintos. São eles:
Sala de Aula: com ambientes personalizados para atividades educativas;
Ateliê de Arte: para desenho, pintura e modelagem;
Contação de Histórias: com livros, adereços e acessórios para brincadeiras de faz de conta;
Parque: com brinquedos adaptados à faixa etária e que permitem brincadeiras coletivas;
Sala de Música: para canto, dança e prática de instrumentos musicais;
Quadra de esportes: para a prática de jogos de salão, corda, amarelinha;
Biblioteca: com livros apropriados para manipulação e contação de histórias;
Refeitório: para lanches e momentos lúdicos com aulas de culinária e degustação;
Espaço Integral: área reproduzindo ambientes de uma casa, para que as crianças possam brincar e utilizar de sua imaginação.