Contação de Histórias

Incluso para o Berçário e para a Educação Infantil

Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. … Contar histórias para as crianças também auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da percepção de símbolos.

Essa atividade colabora com a reformulação do espaço de sala de aula, incentiva a criatividade e a manifestação de diversas formas de expressão. A contação de histórias é uma prática pedagógica que colabora para o desenvolvimento da escrita e da oralidade, além de desenvolver a percepção de representações simbólicas. 

Associação de vivências

Ao ouvir ou ler uma história, a criança pode fazer associações com suas próprias vivências. O processo de identificação com as situações presentes nas histórias faz com que a criança desenvolva meios para lidar com as suas dificuldades, sentimentos e emoções. 

Esta ação é um estímulo à memória porque resgata as experiências de cada aluno, seja por meio da bagagem cultural ou de vida. O aluno consegue relacionar o texto com as histórias que atravessam sua família.   

É o primeiro passo para que a criança encontre na leitura um espaço para relações de memórias e afetos, além das possibilidades criativas. 

Incentivo à leitura

A leitura é enriquecedora para a formação do indivíduo. Além de ampliar o vocabulário e os campos de conhecimento, a leitura é um grande exercício para a imaginação e a ludicidade. Ao ouvir uma história com atenção, a mente humana tende a projetar no campo da imaginação o enredo da mesma – e o mesmo acontece com a leitura.

Conviver com a oralidade desde muito cedo pode aguçar o desejo pela leitura. E, nesse sentido, o universo de criatividade e curiosidade é expandido. A contação de histórias envolve o livro como objeto de suporte e demonstra, na prática, os caminhos infinitos que a leitura abre na mente.

Liberdade de expressão

Engana-se quem acha que ouvir histórias é um ato apenas de recepção. As reações que temos ao ouví-las contribuem, por exemplo, para troca de visões. 

A contação de histórias está sempre aberta para o compartilhamento de opiniões e vivências de cada um. Por isso, ela provoca as formas individuais de expressão e observação do mundo. 

Além de conduzir a leitura, o professor pode incentivar a participação dos alunos com a leitura interpretativa e desenvolvimento de expressões diversas. O uso de recursos dramáticos e cenográficos podem dar ainda mais liberdade para que a história esteja por toda a sala e os alunos embarcarem na narrativa. 

Combate ao Bullying 

A própria temática de uma história pode abrir espaço para que os alunos falem sobre temas que envolvem sua vida escolar, como o bullying e o cyberbullying. Nas turmas mais novas, a possibilidade de expressão e interação com assuntos que envolvem as relações humanas pode evitar problemas de convivência e promover respeito. 

Uma dica é apostar em recursos sonoros ou visuais que possam instigar os alunos. Pequenos objetos que façam barulho, alteração de iluminação, adereços, fantoches e elementos de cenário colaboram para traduzir o texto escrito para sua interpretação. 

Assimilação de linguagens

A contação de histórias permite o contato com diversas linguagens e formas de narrar um acontecimento. Se as experiências pessoais das crianças colaboram para a forma como elas percebem e valorizam uma histórias, elas também colaboram para a construção do imaginário.