Pais Antenados #32: Curiosidade também é habilidade...e muitooooo!

Curiosidade também é habilidade...e muitooooo!

A abertura a novas ideias experiências, considerada uma habilidade não cognitiva (ou uma competência socioemocional) fundamental para o aprendizado, é sonho de consumo em uma sociedade que precisa, cada vez mais, adaptar-se a novas realidades - à preservação do planeta, ao desenvolvimento de tecnologias, à luta por justiça social, entre outras.

Há 2.200 anos, Arquimedes gritou "Eureka!" ao perceber que o seu corpo deslocava a água da banheira - estava aberto o caminho para as noções de volume e densidade. Cerca de 800 anos depois, a queda de uma maçã fez Isaac Newton pensar na gravidade. E, em 2012, a pequena norte-americana Clara Lazen, de 10 anos, inventou uma nova molécula em sua aula de ciências. Isso mesmo: ali no laboratório do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Kansas City.

Pode até ser que Clara tenha dado sorte. Mas a descoberta teria passado em branco caso ela não demonstrasse a curiosidade e a iniciativa de compartilhá-la com o professor e os colegas. Quem não quer um aluno e, mais tarde, um profissional como Clara por perto? "Não existem mais profissões acomodadas. Vão se sobressair os que trouxerem algo de novo e/ou tiverem uma abertura para o novo", defende a psicopedagoga Paula Furtado.

DESAFIOS:

A criança constantemente desafiada desenvolve habilidades sem nem perceber. Jogos de tabuleiro e esportes em família, além de divertidos, são ótimos para manter a cabeça e o corpo espertos. Montar quebra-cabeças é outra atividade desafiadora, assim como resolver testes e desafios propostos por revistas e sites. Só tome cuidado, claro, para não estressar seu filho com charadas e exercícios constantes

PINTANDO OS SETE

A criatividade anda de mãos dadas com a curiosidade: quando uma dúvida aparece em nossa cabeça, o próximo passo é criar uma maneira de resolvê-la. E essa habilidade é estimulada quando a criança é livre para pintar e bordar. "Precisamos dar espaço para que ela possa criar", ressalta a coordenadora Elizabete Duarte, que recomenda desenhos de tema livre, por exemplo, para a faixa etária da Educação Infantil - tanto na escola como em casa. No ambiente doméstico, aliás, é importante que os pequenos tenham um lugar onde possam inventar suas modas: brincar com massinhas e tinta, montar brinquedos etc. O quintal também é um espaço maravilhoso para isso, pois, ao ar livre, os estímulos - e as curiosidades - são muitos.

CRIANÇAS DE OPINIÃO

Antes mesmo que o seu filho saiba falar corretamente, ele já pode ter a sua opinião questionada. "É importante que, desde pequena, a criança saiba expor as suas ideias. Ela aprenderá, aos poucos, a argumentar", aponta a psicopedagoga Elizabete Duarte. Isso significa não impor tudo aos pequenos, mas, em vez disso, deixá-los participar de decisões do dia a dia - é claro que isso não inclui regras básicas definidas pelos pais, como tomar banho e o horário de dormir. Vamos ao zoológico ou ao teatro? Você prefere dormir em cima ou embaixo no beliche? O que você achou da aula de português de hoje? Estas e outras perguntas, inseridas na conversa cotidiana, desenvolverão o lado opinativo da criança - tão essencial para a exposição de suas ideias e para o debate com outras pessoas.

SEM MEDO DE ARRISCAR

Ninguém espera que os pais estimulem o filho a sair se arriscando por aí com atividades perigosas. Mas arriscar-se pode ser mais sutil: ao montar uma peça para a família assistir, por exemplo, a criança está se expondo ao risco de ninguém apreciar a sua criação. Vestindo fantasias, criando receitas culinárias, inventando uma engenhoca para regar as plantas - essas são todas formas saudáveis de se arriscar, que incentivam a imaginação e a autoconfiança. Valorize todo tipo de iniciativa assim.