(11) 2293-3391 / 2296-3429
 






Nome:

E-mail:




Pais Antenados #8 - Pais exigentes, crianças cansadas

Pais exigentes, crianças cansadas

Essa é a abordagem da psicopedagoga e especialista em desenvolvimento infantil, Pamela Greco, e nós pensamos que muitas vezes querendo o melhor para nossos filhos não nos damos conta que os deixamos cansados.

Cobrar que os filhos façam piano, inglês, ballet, judô, teatro, informática, mandarim e espanhol para que eles “saiam na frente”: Eles não sairão na frente em nada se forem obrigados a fazer tudo isso, se isso colocar em risco as brincadeiras, os amigos, as relações e o tempo tão necessário de vocês juntos e a afetividade do momento. É melhor para o desenvolvimento dele que faça uma ou outra atividade de cada vez e que você dê espaço para os outros momentos de lazer e de curiosidade.

“Meu filho tem que se sair bem na escola, é a única coisa que ele faz”: A escola deveria ter um único propósito – Ensinar. Isso não é tão óbvio quanto parece. Se seu filho tirou nota baixa em uma prova, o que isso significa? Que ele não aprendeu. Por quê? Porque a professora passou o conteúdo rápido demais pro tempo de aprendizado dele, porque ele não conseguiu aprender e se sentiu constrangido em perguntar, porque o tema era complicado e exigia ligações de conteúdos que ele tem dificuldade em assimilar, porque ele não se concentra nos estudos em casa ou porque é “indisciplinado”. Seja como for, essa criança precisa de uma, ou várias, das seguintes coisas: Ajuda, orientação, direcionamento e apoio. Só cobranças não resolverão aqui. A presença positiva dos pais estimula o bom diálogo e você não vai mais ter que fazer uma caça ao tesouro atrás do boletim ou ainda ter surpresinhas na reunião de pais. E lembre-se: A escola é a única coisa que seu filho faz porque é a única coisa que ele deve fazer nesse momento.

“Meu pai quer que eu seja médico”: Opa, essa é famosa. É claro que a primeira coisa em que pensamos é que queremos que nossos filhos invistam suas carreiras em profissões que parecem mais reconhecidas e melhor remuneradas na nossa sociedade. Mas é preciso lembrar que seu filho é outro ser humano, cheio de sonhos, experiências, aprendizados, relações… e tudo isso interferirá em sua escolha. A opção que ele fizer terá que ser por ele, pra que ele desenvolva um bom trabalho, encontre motivos pra se esforçar nos momentos difíceis e se saia bem.

Pais que Educam, tentem ficar mais tranquilos. Amem, porque sei que isso transborda de vocês, amem muito. Estejam ao lado deles, olhem nos olhinhos dos pequeninos. Entendam seus momentos, seus processos, suas escolhas e respeitem. Orientem, participem. É isso que importará, hoje e sempre.

(fonte: http://www.paisqueeducam.com.br/Pamela Greco Pedagoga e especialista em desenvolvimento infantil)

 

Informação Importante: STRESS EM CRIANÇAS

O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em meninos e meninas através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente os pais não sabem reconhecer que seu filho está estressado.

Crianças que não conseguem saber claramente o que estão sentindo acabam se passando por malcriadas ou birrentas, quando na verdade estão sofrendo a ação nefasta do stress excessivo.

(fonte: http://www.pediatriaemfoco.com.br/)

FICA A DICA:

Numa folha de papel faça um cronograma simples das atividades de seu filho, sem se esquecer de deixar horário reservado para a lição de casa diária.

O papel nos mostra de forma clara se aquilo que “acreditamos” ser viável, realmente é.



 
LINK - ESPALHE POR AÍ!

 

 

 

     

Endereço
R. Santa Virgínia, 419 - Tatuapé - 03084-000 - São Paulo/SP
Telefones : (11) 2293-3391 / 2296-3429 /
colegioesperanto@colegioesperanto.com.br

WEBMAIL
Criação
Site Para Escola