Projeto Pais Antenados e Atentos - #7 - Vamos todos para o museu!

Momento de lazer e aprendizagem para os nossos filhos, o Museu pode se tornar um passeio muito interessante no qual a família está investindo e estimulando a criança a ter acesso ao mundo da arte e da cultura.

Muitas vezes pensamos que levar um filho pequeno a um museu é quase uma loucura, que será uma visita difícil tanto para ele como para nós (sem falar nas outras pessoas que esbarram conosco nas salas de exposição).

Não precisa ser assim. Em primeiro lugar, se queremos começar a introduzir nossos filhos no mundo da arte, não devemos fazer como se ele fosse um adulto. Uma primeira visita ao museu não consistirá em um exame de toda série de quadros ou de esculturas das salas de exposição.

Trata-se de despertar o interesse da criança, não de incomodá-la com cem imagens por hora. Deve-se ir passo a passo, apresentando a atividade cultural como um espaço lúdico no qual a imaginação da criança e a vontade de participar tenha grande importância.

A arte possibilita às crianças conhecer um novo universo de cores, formas, emoções e ideias que entram diretamente pelos sentidos. A contemplação de um quadro, por exemplo, pode sugerir múltiplas perguntas e respostas, novas propostas para desenhar, personagens inéditos.

E temos uma dica fantástica para vocês que querem iniciar essa jornada:

O Masp, museu de Artes de São Paulo, reuniu cerca de 200 obras com temática infantil e está realizando a exposição intitulada de ”Histórias da Infância”.

Para ser mais acessível às crianças, as obras estão penduradas na altura dos pequenos.

Ainda tem oficina de criação de desenhos, da qual podem participar crianças de 5 a 11 anos.

Tudo isso acontece nas tardes de sábado e domingo até o dia 31/07.

Maiores informações: http://masp.art.br/masp2010/

Mais dicas para que você aproveite ao máximo essa deliciosa aventura:

•          Procure museus com atrações interativas, os pequenos adoram o mundo tecnológico;
  •          Converse com seu filho antes da exposição;
  •          Se você conhece sobre o autor, conte para o seu filho sobre ele;
  •          Atente-se aos recursos pedagógicos oferecidos pelo museu;
  •          Participe de visitas guiadas sempre que o museu oferecer;
  •          Incentive o seu filho a falar sobre a obra.
             É um exercício muito bom descrever aquilo que se vê;
  •          Nunca force a criança.