Instalações

Salas Ambientes

A Educação Infantil possui salas ambiente, montadas especialmente com materiais e brinquedos direcionados às matérias, dinamizando as aulas e facilitando o estudo.

Biblioteca

Nossa biblioteca é um espaço cultural onde os alunos podem estudar, pegar livros e se divertirem com inteligência.

Laboratório

Espaço reservado para experiências, descobertas, onde os alunos vivenciarão o universo e se encantarão com o mundo através do telescópio, com
misturas químicas fantásticas e muita aula prática.

Espaço Integral

Espaço destinado para que as crianças possam colocar em prática brincadeiras que lidam com a criatividade e a convivência com seus colegas.

Refeitório

Ambiente limpo e agradável, onde os alunos se alimentam,  se integram e se divertem.

Sala de Dança

Um espaço amplo e com todo equipamento (espelhos, piso próprio e som ) para a prática de várias modalidades de dança

Quadra Esportiva

Além das práticas esportivas do currículo escolar, e dos cursos extra-curriculares - tais como: de Futsal, Capoeira, Circo. Nela são realizadas representações teatrais; apresentações artísticas e de dança, festas e eventos. A quadra proporciona também conforto aos espectadores dos eventos com espaço adequado para nosso público; da arquibancada se tem visão panorâmica e privilegiada das apresentações e dos jogos das crianças.

Ateliê

Para que os alunos possam experimentar, nosso ateliê é um espaço de aprendizagem inspirador para todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Espaço Vivencial

A hora do Espaço Vivencial é o momento mais querido e esperado do dia letivo para os alunos. Toda a excitação e felicidade é simplesmente um reflexo de ser um tempo livre para a criança, um momento de liberdade. Os alunos podem brincar em qualquer lugar, de qualquer forma e com quem eles quiserem. O significado do brincar vai além do de se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais.

Parque ao ar livre

No parque ao ar livre estão reunidos brinquedos que dão suporte ao brincar, de modo a satisfazer as necessidades das crianças. Por meio deles se criam oportunidades específicas para os alunos brincarem, se socializarem e aprenderem.

Horta

A horta escolar é um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, sendo um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso,motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável.

Escola Integral

O Colégio Esperanto oferece a Escola Integral, opcional para os alunos do Infantil I ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Trata-se de um programa de atividades diversificadas, educativas e divertidas, com acompanhamento permanente.

Com sala de aula diferenciada para estudar e fazer suas lições, computadores para suas pesquisas e o Espaço Integral para momentos de descontração e lazer.

Sala do Soninho

Nada mais gostoso do que aquele soninho!

Pensando nos nossos pequenos e em suas necessidades diárias de recarregar as energias, possuímos uma sala do soninho onde nossos alunos poderão descansar em um ambiente limpo, seguro e aconchegante, ideal para um bom cochilo!

Espaço Faz de Conta

Uma das vantagens primordiais desse tipo de espaço é o aprimoramento da linguagem e da criatividade. As crianças narram as próprias aventuras e conversam com os personagens imaginários. Mesmo que não tenham um vocabulário muito extenso elas aproveitam esse momento para experimentar palavras que ouviram em casa ou na escola. Além de imitarem a forma dos pais e familiares falarem e – sem que percebam – aprenderem sobre gramática.

Outra vantagem dessa brincadeira é a socialização e a empatia. Quando brincam de faz de conta com outras crianças, nossos filhos aprendem a socializar, a revezar, a dar espaço para a vez do amigo, a unir forças com os colegas para fugirem de um monstro. Esse tipo de brincadeira abre espaço para fortalecer as primeiras amizades e fazer novos amigos.